Resenha: Anne Rice retoma em Memnoch o relato da saga do vampiro Lestat e sua eterna busca pela razão de ser. Dessa vez instigado por Memnoch, o Demônio em pessoa, que deseja fazer dele o Príncipe das Trevas e com isso desafiar a Deus, Lestat visita o Paraíso e desce ao Inferno. Fala com Deus e bebe o sangue de Cristo crucificado. Ouve da própria boca do Demônio a sua versão para a História da Criação e da Paixão. Uma historia feita de dor e sofrimento infligidos à humanidade por seu criador. Verdade ou parte da trama criada por Memnoch para envolver Lestat com o propósito de roubar sua alma?
Romance extraordinariamente polêmico, por desafiar todos os preceitos morais e religiosos em sua releitura dos ensinamentos bíblicos,colocando Deus como mensageiro da dor, e o Demônio como mensageiro do prazer, Memnoch deixa o leitor cativo dessa história fascinante e assombrosa, o momento mais radical da obra de Anne Rice.
Minha opinião:
- Foi uma leitura complexa. Confesso que tive que reler várias partes para tentar compreender o todo do livro. Realmente é uma obra polêmica ao tratar de assuntos religiosos e questionáveis.
- Uma ótima leitura. Um livro que faz com que você pare e pense em coisas que você geralmente não dá valor ou significado.
- Lestat continua sendo uma personagem complexa, cativante e cheia de significado.