quarta-feira, 5 de maio de 2010

"Entrevista com o vampiro" - As Crônicas Vampirescas de Anne Rice

       'Entrevista com o Vampiro': meu primeiro livro da série "As Crônicas Vampirescas" de Anne Rice. Uma ótima leitura para os fãs do gênero. Recomendo muitíssimo. A história é fascinante e muito mais complexa do que o mostrado pelo filme de mesmo nome feito em 1994 com os atores Brad Pitt e Tom Cruise nos papéis de Louis e Lestat, respectivamente.
       Anne Rice sabe como envolver o leitor ao ponto de fazê-lo acreditar que realmente suas personagens existem fora do mundo fictício. Eu mesma me pego pensando em coisas do tipo: 'O que o Lestat estaria fazendo agora? Estaria ele andando pelas ruas de Nova Orleans sossegadamente entre os meros mortais?'
       As Crônicas Vampirescas te envolvem. O segundo volume chegou ontem aqui em casa: fiquei super feliz ao pegar o livro "O Vampiro Lestat" com as minhas mãos, folhear, sentir o cheiro de páginas novas... vai ser uma leitura maravilhosa, extremamente prazerosa. Vou me deliciar muito.
       Pra finalizar o post, coloco abaixo os comentários contra-capa do livro "Entrevista com o Vampiro" da Editora Rocco com a tradução de Clarice Lispector:

"Quando Anne Rice começou a escrever um romance sobre vampiros, no final dos anos 60, pensava estar apenas utilizando seu repertório de tradições de Nova Orleans e as histórias de terror vitorianas que lia em menina. Logo ela percebeu que os personagens que criava eram fortes, expressivos, e um canal perfeito para a projeção de suas próprias tragédias e angústias. Entrevista com o vampiro rapidamente se transformou num dos grandes cults de nosso tempo. Mistura equilibrada de elementos góticos com erotismo, de modos modernos com narrativa romântica, de extrema crueldade com paixões arrebatadas, o livro revela em ritmo febril um mundo de vampiros em permanente dilaceramento interno, empenhados em orgias inconfessáveis de vida e morte. O sucesso foi tal que inspirou a sequência da história. Em todos pontifica o vampiro Lestat, ousado, sedutor um tanto sórdido, pronto a destruir mitos, nem que para isso desencadeie assassinatos em massa. Prosseguem com Lestat em sua saga, Louis, o entrevistado deste primeiro livro e Armand, seu amigo. O quarto personagem fundamental de Entrevista com o vampiro é uma criação surpreendente de Anne Rice: a vampirazinha Cláudia, mescla de inocência e maldade infantil. Entrevista com o vampiro não é um livro de terror. É, isto sim, um retrato provocante de uma época de vertiginosa vampirização em todos os meios e sob todas as formas. É também a prova real de que é possível fazer ficção de alta qualidade com qualquer tema, desde que nele se injete o sangue que Anne Rice faz correr nas veias de sua obra de estréia."

Um comentário:

  1. ‘Entrevista com o Vampiro’ é simplesmente perfeito. É um romance (sobrenatural) sensual e prazeroso. Realmente uma história que te envolve do começo ao fim.

    ResponderExcluir